segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Guia do Curioso - Por que o porco virou cofre e quais são os 3 cofres mais seguros do mundo?

Todo mundo tem ou já teve a curiosidade de saber por que os cofrinhos têm tradicionalmente o formato de um porco, não é?

Então fomos buscar junto ao Oráculo, na Revista Super Interessante, a resposta dessa pergunta.

No século 16, os utensílios domésticos dos europeus que estavam numa pior não eram de metal, que era caro, coisa de quem vai na Sephora, mas de uma argila barata chamada pygg clay. Virou hábito guardar dinheiro em vasinhos que ficaram conhecidos como pygg banks. Dois séculos depois, o nome já virara piggy bank, segundo o livro Money, de Harry e Sandra Choron (inédito em português). Daí, foi um pulo para que ceramistas fizessem cofres no formato de porquinho, que, em inglês, é piggy. Pegou?



E sabe quais os cofres mais impenetráveis do mundo? Continue lendo e vai saber.

1 - Banco da Inglaterra
O gigantesco cofre do Banco da Inglaterra armazena hoje mais de 156 bihões de libras (cerca de R$ 494 bilhões) em barras de ouro e deixaria qualquer um maluco!
Em Londres, no prédio, onde costumava ser uma espécie de refeitório até a década de 40, as prateleiras recheadas com barras de ouro não ostentam luxo algum, apesar de seu valor. Posters de heróis da Segunda Guerra pendurados nas paredes dão um pouco mais de cor ao ambiente – tão dourado!
Ao todo, são mais de 4,6 toneladas de ouro, divididas em barras de 12 kg, guardadas atrás de uma porta à prova de bombas que é aberta por meio de um moderno sistema de reconhecimento de voz e por uma chave que tem quase 1 metro de comprimento. Indiana Jones morreria de inveja.


2 - Granite Mountain: o grande cofre Mórmon
Sabe o que pode ser mais valioso que dinheiro e jóias? Informação. A 180 metros de profundidade e atrás de uma porta que pesa nada menos que 14 toneladas, estão guardados documentos que preservam a história de toda a humanidade.
O cofre, que fica no pé da Granite Mountain, no estado de Utah (EUA), é administrado pela Igreja Mórmon e abriga mais de 35 bilhões de imagens, contendo dados sobre o censo, documentos de imigração e informações sobre genealogia – é possível que o seu nome esteja em algum documento por lá!
Além disso, lá estão bibliotecas inteiras e arquivos de igrejas de mais de 100 países. Nos últimos anos, os documentos estão sendo digitalizados e boa parte deles pode ser acessada pelo site FamilySearch.com.
A fortaleza, construída em 1965, é à prova de ataques nucleares e conta com patrulhamento armado 24 horas. A intenção não é guardar segredos, mas proteger, afirmam os responsáveis pelo grande cofre.


3 - Cheyenne Mountain: à prova de 1.400 bombas atômicas
No sudeste do estado do Colorado (EUA), está a Cheyenne Mountain, uma formação rochosa que até poderia passar despercebida, se não fosse lá o Centro de Defesa Aeroespacial dos Estados Unidos, um grande cofre que abriga a inteligência militar e a segurança dos Estados Unidos e do Canadá.
O complexo foi construído 600 metros para dentro da montanha, no auge da Guerra Fria. A intenção era utilizar o espaço para controlar radares e satélites e proteger a América da fúria comunista.
Protegido por uma porta de 25 toneladas, o centro de operações poderia aguentar uma explosão de até 30 megaton em um raio de até 1.9 km – nem 1400 bombas atômicas como as que destruíram Nagazaki poderiam fazer mal a Cheyenne. Mas se, por azar, uma bomba maior atingir o complexo, ele provavelmente conseguirá operar em um regime de autossuficiência, já que nele existem sistemas de comunicação reservas e material para sobreviver por um bom período de tempo.
O ar que é usado dentro da Cheyenne Mountain é, garantidamente, o mais puro possível. Ele é filtrado por um sistema altamente inteligente, que bloqueia elementos químicos, biológicos e radiológicos que possam comprometer a saúde dos oficiais que lá estão.
Até hoje, a Cheyenne Mountain um dos lugares mais seguros de todo o planeta e dentro dela trabalham cerca de mil oficiais da marinha, da força aérea e dos exércitos norte-americano e canadense.


Interessante né? Se quiser ver mais e saber de mais dois outros cofres super seguros, dá uma olhada nesse link, que foi de onde buscamos esse conteúdo: http://www.mirolito.com.br/os-5-cofres-mais-impenetraveis-do-mundo/


E falando em cofre, tá na hora de trocar o porquinho da sua casa por algo mais seguro, não acha?
Agora aqui na Eletrolar nós temos cofres para a sua casa ou escritório. Eles são muito seguros, fáceis de guardar e transportar e também muito baratos. Claro que não se comparam a estas mega estruturas, mas, já é uma ajuda.
Ele é todo eletrônico, pode ser fixado na parede ou no piso e tem um preço bom demais, R$ 269,00. Passa em uma de nossas lojas em Laguna, Imbituba e Garopaba e aproveita!

        



Nenhum comentário:

Postar um comentário