Não é feitiçaria é tecnologia!
Sim, agora já está bem perto de nós essa ótima tecnologia que promete (e parece que cumpre mesmo) gelar bebidas em menos de um minuto.
Funcionando para garrafas e latas, leva o líquido da temperatura ambiente a 4°C e foi criada pela Enviro-Cool, uma empresa londrina que recebeu US$ 930 mil euros (cerca de US$ 1,2 milhão) da Comissão Europeia para a pesquisa, segundo o Daily Mail.
"Houve muitas tentativas de criar refrigeradores rápidos de bebidas. O problema sempre era o tempo que demorava para o líquido ficar realmente gelado. Se o resfriamento fosse muito rápido, as camadas externas do líquido congelavam, gerando um gelo fino que era inaceitável aos consumidores. A forma de evitar o congelamento era agitar o líquido durante o resfriamento, mas em bebidas gasosas isso causa explosões quando o recipiente é aberto", explica a empresa em seu site.
A novidade do V-Tex, nome comercial do aparelho que usa a tecnologia Rapidcool, é que ele rotaciona o recipiente a uma velocidade específica, o que evita a formação de bolhas. Além disso, a equipe notou que, se colidisse o vortex e o recriasse, evitaria que a parte externa do líquido gelasse mais rápido (e eventualmente congelasse) do que a parte interna.
O V-Tex tem três versões, uma comercial e duas doméstica. Essas última, chamadas V-Tex Compact e V-Tex Domestic, gelam recipientes de diferentes tamanhos, começando pelas meias-garrafas de vinho de 150 ml. Para garrafas long neck, o tempo de refrigeração é de 4 minutos, enquanto as de 500 ml demoram 6 minutos - as latas maiores demoram 48 segundos em média.
Mas ter bebidas geladas rapidamente não traz só comodidade, isso também ajuda a economizar energia, pois o gasto com refrigerados grandes pra gelar as bebidas é muito alto.
Na Europa o produto já começa a ser comercializado em maior quantidade e em breve deve estar chegando pelo Brasil. No começo talvez o preço fique um pouco salgado, porém, um dia também foi assim com geladeiras, freezers, microondas e mesmo assim, hoje em dia estes itens estão em todas as casas.
Então, se tudo der certo, em breve teremos nossas cervejas geladinhas em segundos, sem precisar levantar da poltrona ou esperar o intervalo do futebol!
Nenhum comentário:
Postar um comentário