segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Previsões tecnológicas que serão realidade nos próximos 100 anos

Não dá muito pra confiar em previsão, não é mesmo?
Mais ou menos. Quando o assunto é tecnologia, algumas previsões costumam acontecer e até nos surpreendem. Tirando o skate voador e o tênis que se amarra sozinho do Marty McFly, do filme "De volta para o futuro", as outras previsões tecnológicas se cumprem aos poucos. Já temos computadores em casa e cada vez menores. Celulares estão intimamente fazendo parte de nossas vidas.
Muita coisa evoluiu e ainda existem muitas outras tecnologias que farão parte de nossas vidas.

O site TecMundo fez uma lista de 7 previsões tecnológicas que vão se concretizar (se tudo der certo) nos próximos 100 anos. Aqui nos selecionamos 3 pra mostrar pra vocês. As 3 mais importantes e que podem vir a acontecer mais rapidamente.




1. A computação tomará proporções astronômicas
Pare um pouco e olhe para o quanto a informática mudou. Os jogos ganharam uma dimensão a mais, os aplicativos foram simplificados, os sistemas estão mais inteligentes e o poder de computação que temos em nossas máquinas domésticas é impressionante.
Pois é, esta primeira previsão pode ser um tanto óbvia, mas, sendo um site do ramo, nos vemos obrigados a comentar sobre as novas tecnologias que serão adotadas e como isso mudará radicalmente nossas vidas.
Atualmente, precisamos de gabinetes gigantescos para poder desfrutar de bons jogos e para trabalhar com softwares mais robustos (sejam eles para renderização de projetos tridimensionais ou para pesquisas avançadas com aplicativos científicos).
Conforme podemos notar, cada vez mais os supercomputadores estão ganhando atenção e não é para menos, afinal, eles estão chegando a um nível de inteligência próxima à dos seres humanos. Atualmente, um computador desses necessita de um espaço físico muito grande. No futuro, a tendência é que essas máquinas geniais caibam em cubos de apenas 1 cm³.
De acordo com o site Popular Mechanics, o truque para isto será a reinvenção dos chips de computador. Há duas opções: trabalhar com nanopartículas (que eliminarão o uso de fios e acabarão com o problema de calor) ou adotar a computação quântica. Este segundo caso seria uma completa mudança de arquitetura e a tecnologia.
Falando em computadores, automaticamente lembramo-nos da nossa querida internet. Pois é, com o tempo, a quantidade de dados na web será tão grande que chegaremos aos zettabytes (1 zettabyte equivale a 1 bilhão de terabytes). Filmes na resolução 8K, jogos com proporções absurdas e todo tipo de conteúdo multimídia acabará gerando um tráfego absurdo de dados.




2. Tablets e celulares poderosos e finos
Olhando o presente, é difícil imaginarmos como será o futuro, portanto podemos estar falando bobeira sobre tablets e smartphones. Entretanto, pensando a curto prazo (até pouco depois de 2020), podemos presumir que esses gadgets ainda estarão vivos.
A grande diferença é que não precisaremos mais de aparelhos pesados. A aposta que muitos fazem está nas telas flexíveis e nas tecnologias que vão reduzir a espessura dos gadgets (deixando-os tão finos e leves que poderemos dobrar o tablet e levá-lo na carteira).
A chave de todo esse avanço está na nanotecnologia, que permitirá a construção de chips cada vez menores, os quais poderão ser embutidos em gadgets com espessura similar à de uma folha de papel. Pode parecer loucura, pode ser que nunca aconteça, mas não é uma possibilidade descartada se levarmos em conta os atuais avanços.




3. Nossas casas serão inteligentes
Se nossos veículos serão inteligentes, por que nossas casas continuariam sendo apenas locais vazios e sem capacidade de raciocínio? Com o avanço contínuo das tecnologias de eletrônicos, as apostas são de que nossas residências estarão cada vez mais integradas com os aparelhos (celulares, TVs, PCs) e poderão tomar uma série de decisões para facilitar nossas vidas.
Já pensou como seria bom se a sua geladeira pudesse verificar quando um determinado alimento está em falta e automaticamente efetuasse as compras através da internet? Acredite, não é impossível e é uma ideia que já foi citada no New York Times (lá em 2011, quando o site estava falando sobre o Google X). Isso pode virar realidade por volta de 2030.
Quer mais? Que tal uma casa com sensores que detectem quando você chega e ajustem o ar-condicionado automaticamente? Talvez, uma casa com ouvidos poderia ser genial para você não precisar ter que passar o café. Basta dar um comando para regular a cafeteira e ter um café de acordo com o seu gosto.
Por que não pensar em um tapete capaz de detectar a presença de intrusos? Ou quem sabe um jardim inteligente que envie avisos para seu celular relatando quais plantas precisam ser regadas? Essas ideias são muito malucas?
Ok, vamos pensar em um futuro próximo. Não seria bom se a sua conta de luz reduzisse? Na casa do futuro, todos os eletrônicos podem funcionar de forma autônoma. Você não precisa mais desligar a TV, pois a televisão detecta quando você sai da sala e se desliga automaticamente. O mesmo vale para lâmpadas acesas em cômodos desocupados.




Essas são só algumas das tecnologias que podem vir a surgir e fazer parte das nossas vidas nos próximos anos. Você pode dar uma olhada em outras clicando aqui e vendo a matéria completa do TecMundo.

Estas tecnologias não estão próximas da gente, mas tem algumas, que são igualmente incríveis e que facilitam muito o nosso dia a dia, que estão ao nosso alcance e de forma bem acessível. Tvs, notebooks, smartphones e até colchões pensados para melhorar a qualidade do seu sono. Tudo isso você pode encontrar em uma das lojas Eletrolar, em Laguna, Imbituba ou Garopaba.

Enquanto o futuro não chega, aproveite as melhores tecnologias e os melhores preços aqui, do presente!









Nenhum comentário:

Postar um comentário